Aniñando: Documento / Ficção - III



A Associação Coração Amarelo é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada em 2001, que tem como principais objectivos promover iniciativas que visem apoiar pessoas em situação de solidão, preferencialmente as mais idosas; promover, junto de entidades, iniciativas que visem uma melhoria da qualidade de vida das pessoas sós, contribuir para uma implementação nas comunidades de um apoio ao domicílio; dinamizar acções de cooperação com pessoas voluntárias que queiram e possam oferecer o seu tempo e saber. Esta Instituição conta com uma série de voluntários que visitam semanalmente estes idosos que vivem sós, realizam pequenas tarefas diárias, acompanham-nos num passeio, numa ida ao banco, ao teatro... Preenchem e enchem de alegria o vazio deixado pela solidão.

Para se fazer voluntário: coracaoamarelo@coracaoamarelo.org

site: http://www.coracaoamarelo.org/

Entrámos em contacto com esta associação e ganhámos uma conversa com algumas das pessoas responsáveis, ouvimos mais sobre o trabalho da Associação, encantámo-nos com as histórias e oferecemos o nosso voluntariado... Claro está que para se fazer este tipo de voluntariado não basta a boa vontade ou um tempinho ao fim do dia para preencher com uma boa acção! A Associação Coração Amarelo e os seus Beneficiários (à volta de 200!) pedem mais que isso: há formação, integração dos objectivos, continuidade, promoção de iniciativas várias, tempo regular que permita pelo menos duas horas semanais com o benefiaciário, entre outras solicitações necessárias. Pareceu-nos fantástico.

Mesmo assim, e porque na nossa profissão também temos muito para dar aos outros e fazê-los felizes, oferecemo-nos para contribuir.

O melhor de tudo foi que duas voluntárias deixaram que a Rita e a Mireia as acompanhassem numa visita a duas senhoras. As experiências foram individuais e trouxeram-nos muita inspiração real, que ficou no texto, no corpo das personagens, na memória delas e do espectáculo.

OBRIGADA!

Sem comentários: