E diz a prima...





Minha querida Mireia,

Realmente fiquei pior desde que convivi com a Monserrat, ela é muito difícil! A minha prima Rosalina tinha razão: ela é de gancho! Tenho muita pena de não ter conseguido escrever mais cedo, mas desde que a minha prima Rosalina de Lisboa me pediu para tomar conta da Monserrat que a minha vida mudou quase da água para o vinho, não haja dúvida. Ando diferente, não sei. Deve ser das saudades. Não diga nada à sua tia, querida Mireia, mas a verdade é que de vez em quando me dá assim um aperto… até choro, veja lá! Sou muito emotiva, sabe é uma coisa de família. A minha prima é tal e qual. Nós somos muito amigas, sabe? A distância entre o Seixal e Lisboa agora não é nenhuma, com os carros automáticos que há hoje em dia e os comboios e tudo, é um instantitinho, mas antigamente não era nada assim, não tinha nada a ver! Agora é que não a tenho visto muito, ela anda para lá a tratar da sobrinha, a Ritinha, minha afilhada, que está de esperanças. Ainda bem que ela lá está, porque eu realmente não podia. Eu gosto muito dela, é uma rapariga muito engraçadinha, muito mimosa. E agora está de barriga, estou ansiosa por ver aquele bebé cá fora. A Rosalina também está ansiosa, anda histérica, no outro dia falámos ao telefone e nem queira saber, não pensa noutra coisa. Eu até me dá graça, porque a minha prima nunca teve assim muita queda para crianças, era mais os bichos, mas uma pessoa envelhece e os gostos mudam, não é? Os meus também têm vindo a mudar, principalmente desde que convivi com a Monserrat. Ai, faz-me tanta falta!... Dava-me tanta graça… Mas é verdade. Eu que até tinha alergia aos animais, flores éuma coisa, agora animais era mais a minha prima, mas afeiçoei-me muito àquela cadela, filha, e aos gatos e tudo. Foi uma perdição. Tomei-lhe o gosto e agora não quero outra coisa. Já tenho três periquitos e uma tartaruguinha, e já pedi à minha vizinha ali da Cova da Piedade que tem uma gatinha malhada que vai agora ter uma ninhada para Dezembro que me dispense um gatinho... Ai… Onde é que eu ia? Está a ver, era por isso que eu não queria escrever, já sabia que quando começasse nunca mais ia parar e eu tenho muito que fazer, não posso ficar aqui à procura das letras… Onde é que eu ia? Ah, sim, a minha prima Rosalina, é isso! Pois, somos muito chegadas, e quando ela me pediu o favor de cuidar da Monserrat não pensei duas vezes. Não percebo é porque é que dizem essa coisa de nós termos um feitio muito diferente. Eu não acho nada, até fisicamente e tudo, somos iguaizinhas, filha, não vejo diferença nenhuma. A minha prima é tão calma, tão elegante, tão bonita! Eu não desfazendo também não estou nada mal. Ela foi sempre foi muito bonita, isso é verdade. E as fotografias que me enviava lá da Espanha, dela e da Monserrat, todas aperaltadas! Aquilo é que foi uma vida! Eram as duas bem bonitas, não haja dúvida. Espaviladas, como ela gosta de dizer! Mas onde é que e ia?... Ah, sim. Não acho nada que eu seja assim tão diferente da minha prima. Pronto, sou da outra banda, tenho assim um feitio mais arejado, mas também sou muito calma, não parece mas sou, e até tenho muita paciência, a sua tia Monserrat é que valha-me Deus, espreme a cabeça a um santo, de teimosa que é. Tenho muitas saudadinhas. Eu acho graça é a menina dizer que ela se deu conta que eu não era a Rosalina, quer dizer, que eu não era a minha prima… que confusão… Mas bom, alguma vez ela se deu conta? Qual quê, filha, não vá nessas cantigas que isso é tudo conversa dela! Ela nem vê bem! E mesmo que visse, eu e a minha prima somos praticamente gémeas, de feitio e tudo! Isso são truques dela e televisão a mais, é o que é. Cuide bem de si e trate bem da sua tia, nunca se esqueça dos comprimidos e faça-lhe companhia, que é o que ela precisa. Até parece que a estou a ouvir falar e a rir e tudo, e a contar aquelas histórias… Pronto, já chega, vou-me embora que isto já não são horas de andar a pé. Ah, e esconda-lhe os cigarros sempre em sítios diferentes, para ser mais difícil ela dar com eles e assim sempre fuma menos. Um beijinho muito grande, sim, filha? Rosalina Esteves do Seixal





P.S.: Agora não dá para escrever os beijinhos todos que eu gostava, mas tenho muitas saudadinhas da minha prima, isso tenho, e da minha afilhada Ritinha, coitadinha, não te preocupes com o peso, a tua tia que te faça papas de farinha maizena que são muito boas e ela sabe fazer muito bem. Muitos beijinhos a todos e a todas e muitas, muitas saudades, sim? Beijinhos.

Sem comentários: