Conferência Sobre Máscaras

"... La máscara siempre ha existido como forma de hablar de algo que no se puede hablar."




Matteo Destro
Actor, Encenador, Pedagogo e Artesão de Máscaras

Licenciado em Pedagogia, forma-se posteriormente na École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq de Paris. Especializa-se em Análise de Movimento com Norman Taylor e em Construção e Criação de Máscaras com Donato Sartori. Desde 2001 tem desenvolvido uma intensa actividade como formador e pedagogo teatral em Itália e no estrangeiro. Organiza cursos e seminários sobre Teatro do Gesto, Movimento e Mimo, Técnica da Máscara, Clown, entre outros. Colabora com escolas e companhias de teatro, instituições públicas e privadas, entre as quais Comune di Padova, Regione Veneto, Universidad de Bellas Artes di Bilbao, Stabilimento Teatrale di Caerano San Marco, Scuola Internazionale di Creazione Teatrale Kíklos, Centro Culturale e di Espressione Ossidiana di Vicenza, Istituto Italiano di Cultura di Grenoble, Centro Studi Motus Mundi, Teatro Immagine di Venezia, Xena di Padova, Anonima Teatro Francia, Asphalt Theatre Israele, The School of Theatre “Inchicore College Dubline”.


No sábado, dia 10 de Março, promovemos no Teatro da Trindade, uma conversa com o nosso "mascheraio". Aproveitando a sua visita para ver o espectáculo - e o resultado do seu trabalho - , convidámos todos a ouvir o que o Matteo tem para dizer sobre a construção, a encenação e a reflexão de um teatro baseado nas máscaras.

Foi uma viagem através do seu olhar, da sua urgência de encontrar na forma uma nova linguagem dramática sempre que pensa e molda uma máscara.


Máscara Neutra - de Donato Sartori

Máscara Larvar - de Matteo Destro

Máscaras de Commedia Dell´Arte (uma variante de Zanni e um Capitano) - de Stefano Perrocco


Da neutra, à larvar, passando - como não podia deixar de ser - pelas de Commedia dell´Arte, chegando ás expressivas que se renovam pelas suas mãos. Ora dêem uma olhada às fotografias:




Estas máscaras fazem parte de "séries", algumas foram utilizadas em espectáculos da sua própria Companhia (Compagnia Larven, Sogno di un Aprendista Rivoluzionário. Ver mais em http://www.larven.it/) e em Companhias estrangeiras (Anonima Teatro, França).

Sem comentários: